Depilação a Laser

Fototipos da Pele

Conheça os diferentes fototipos da pele

Fototipos da pele intereferem na ação do laser durante a depilação. A depilação a laser funciona através de um processo chamado fototermólise seletiva que direciona o calor para as áreas com maior concentração de melanina. Isto permite uma ação direta na raiz do pelo, um local de alta pigmentação e evita que o laser propague-se em outras direções.

Desta forma é possível entender porque a depilação a laser varia conforme o fototipo da pele. Quanto menor a concentração de melanina, maior é o índice de penetração do laser na pele, uma vez que este é guiado para menos pontos escuros. Por isso, a depilação a laser é mais eficaz em peles claras, o que não significa que não seja utilizada também nas mais escuras.

A coloração da pele é definida por fatores genéticos e externos. Entre os fatores externos estão a exposição ao Sol. Os raios UV aumentam a produção de melanina e modificam a cor natural da pele. Desta forma também não é recomendada a depilação a laser em peles bronzeadas. Outros fatores que podem alterar o fototipo da pele são os hormônios e o processo de envelhecimento.

Em 1976, o dermatologista Thomas B. Fitzpatrick criou em Harvard uma escala que classifica os os seis fototipos da pele:

I – Branca muito sensível – sofre queimaduras rapidamente, antes mesmo de se bronzear. Necessita de altos fatores de proteção solar e corre risco de doenças como o câncer.

II – Branca sensível – tem baixa taxa de bronzeamento e queima com após pequena exposição ao Sol.

III – Morena clara – é o tipo de pele mais equilibarada, queimando de forma moderada e atingindo um nível de bronzeamento também moderado

IV – Morena moderada – mais resistente, queima pouco e desenvolve um bom bronzeado. Sensibilidade normal.

V – Morena escura – raramente queima e bronzeia com facilidade, sendo pouco sensível.

VI – Negra – as altas taxas de melanina tornam este tipo insensível ao Sol. Totalmente pigmentada a pele negra nunca queima.

Quanto mais alta a classificação, menor a sensibilidade ao sol, ou seja, quanto mais escuro for o fototipo da pele, menor deve ser o fator de proteção solar (FPS). Em todos os casos a Sociedade Brasileira de Dermatologia, recomenda evitar a exposição solar entre as 10h e as 16h, especialmente no verão


*Para marcar sua consulta entre em contato pelo formulário abaixo:

IMPORTANTE: segundo as Regras de Publicidade Médica, é vedado ao médico consultar, diagnosticar ou prescrever por qualquer meio de comunicação de massa ou à distância. Portanto, todo o conteúdo deste site tem caráter exclusivamente de esclarecimento e educação da sociedade, nenhuma informação exposta aqui substitui a consulta médica presencial.



Contato
Idioma

Newsletter

Cadastre-se e receba novidades


Depilação a Laser


Parceiros